Sensores de estacionamento - ASTRA H Caravan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sensores de estacionamento - ASTRA H Caravan

Mensagem  nunogjsantos em Seg Nov 10, 2014 6:06 pm

Boas.

Venho aqui mostrar as fotos da instalação de uns sensores de estacionamento na minha carrinha Opel Astra.

Apesar de não ser VW a instalação destes sensores é praticamente “universal” e apenas varia no sítio onde se fura o parachoques pra encaixar os sensores.

Os sensores foram comprados na Norauto e são da marca SPY e custaram 25€; não sei se têm a noção mas a instalação destes sensores na Norauto por exemplo custa 80€… decidi ser eu próprio a montar  Very Happy

Principal problema (nesta carrinha pelo menos) foi uma barra que está junta ao parachoques; está praí 1cm afastada do plástico do parachoques…
Após pesquisar em fóruns (e não achar nada sobre isto) e observar várias astra’s por aí verifiquei que 90% das que tinham sensores tinham os sensores mais abaixo numa espécie de curva que o parachoques tem para “fugir” à barra que está por trás…como nesta astra que vi na net:



Como não me parece que fique grande coisa naquela curva não só em termos de orientação dos sensores como também de fixação dos mesmos; decidi arriscar e tentar furar a barra…

Para surpresa minha essa barra que é oca, é toda de ferro com excepção da parte que está encostada ao parachoques… essa parte é de alumínio  Laughing  (3mm de espessura +ou-) o que pareceu manteiga a furar.

Após ter feito as marcações (que vêm nas instruções dos sensores) por cima da fita crepe para não riscar o parachoques, fiz os buracos com a broca craniana que vem com os sensores.



Nesta foto consegue-se ver a dita barra por trás do parachoques:



Depois de ter tirado o farolim esquerdo soldei a alimentação do kit dos sensores; que é alimentado pelo fio que acende a lâmpada de marcha atrás; assim que metemos marcha atrás ele acende a lâmpada e por sua vez alimenta os sensores.



De seguida posicionei os sensores nas respectivas furações (eles já vêm numerados de fábrica com etiquetas) e passei todos os cabos dos sensores por dentro duma manga que passei entre o parachoques e a carroçaria, e a entrar junto com os cabos do farolim.





E do lado de dentro puxei a manga com os cabos para ficar devidamente esticada.



Depois escolhi o sítio pra meter o display que vem com o kit (display de 7segmentos com a distância e leds para indicar de que lado está mais próximo o objecto); há quem meta por cima do espelho retrovisor outros ao meio… a mim dá-me mais jeito junto ao vidro do lado direito e fica mais discreto.



O kit traz fitas bi-adesivas já com as dimensões de cada componente pra colar, neste caso, o display ao tablier.

Depois passei o cabo pela borracha por cima da porta da frente e da traseira.



Que vem sair até à parte plástica atrás do banco traseiro.



Depois passa-se o fio por debaixo dessa parte de plástico até ao compartimento dos fusíveis onde vai ficar a caixa que onde vão ser ligados os sensores e o besouro.





O besouro colei-o na carroçaria também com a fita bi-adesiva fornecida no kit assim como a caixa dos sensores.



Depois foi só ligar os cabos dos sensores respeitando a numeração deles, ligar o cabo do display e do besouro e o cabo de alimentação que foi soldado ao fio da luz de marcha atrás.





E o resultado final cá fora:



Só tenho a dizer maravilhas destes sensores, super precisos e com o display a indicar a distância dá imenso jeito.

Cumps.

nunogjsantos

Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/11/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum